Roda de Convivência e Cultura de Paz chega ao Portal da Amazônia

Publicado: 22 de julho de 2009 em Moda

Roda de Conversa Belém

Veja as fotos da Roda de Conversa (Ver Fotos)

A Roda de Convivência e Cultura de Paz chegou à Belém do Pará, cidade considerada o Portal da Amazônia, em 17 de outubro para desenvolver a atividade no Ponto de Cultura Argonautas. Os Argonautas surgiram nos anos 90, em uma conjuntura de intensos debates e abertura da sociedade civil para a questão ambiental na Amazônia, no contexto da Eco 92. De 1989 a 1991, a realização de Encontros Nacionais Estudantis na Universidade Federal do Pará e Universidade Federal do Maranhão e o Encontro Nacional dos Povos da Floresta (coordenado pela CUT-CPT-CDDH) para discutir a questão, deram origem ao núcleo ambientalista que formou os Argonautas, em agosto de 1992 e lançou o Manifesto Eco-universitário no campus da UFPA. A atividade sensibilizou militantes dos movimentos sociais e chamou a atenção para a necessidade da sociedade civil local em se articular e participar ativamente das discussões de ações de defesa do meio ambiente e da Amazônia, mobilizando a comunidade para a consolidação da cidadania, da democracia participativa e do desenvolvimento sustentável.

A equipe das oficineiras chegou à Belém em um momento fundamental na história da cidade e de seus moradores: o período da celebração do Círio de Nazaré. Expressão de fé adotada pelo povo paraense que se destaca pela romaria dos fiéis, exibe também apresentações de músicas e danças. Conforme o relato dos próprios paraenses, participantes da Roda de Convivência, o Círio é um pedido de Paz ao Mundo; uma manifestação de alegria e gratidão na perspectiva da fé cristã, devoção e calor humano. Reflete a magnitude de uma festa popular considerada mais importante que o próprio Natal, no qual todos transcendem a própria humanidade em louvor e entrega ao sagrado, via feminino, concretizado na imagem da Nossa Senhora de Nazaré.

Ler mais>>

comentários
  1. instituto cultura de paz-marituba/pa disse:

    Gostariamos de acompanhar este processo. Talves participar desta construção. somos o Instituto Cultura de Paz que absorveu o movimento de cultura livre/marituba/pa criado em 2007. Nossa referencia é o conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida associados à Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, divulgada em 13 de setembro de 1999 na tentativa do emprenhos destes ideais.
    atentamente,
    giulia queiroz

Deixe um comentário