Memória Social em Rede
O projeto Memória Social em Rede – Histórias e Cultura do espaço rural e urbano do Norte e Sul do Brasil tem como tema a memória social, e as histórias de vida de Jovens e adultos que residem em São Paulo/Cananéia e Belém do Pará/Ribeirinha e Quilombolas, zona urbana e rural. O objetivo é resgatar memória de vida dos jovens e adultos que residem nestas cidades a fim de remontar a trajetória e recompor o tempo passado – recordação dos acontecimentos políticos, econômicos e social. Identificar os impactos que a cultura e costumes gera na vida destas pessoas.
O projeto é fruto de uma parceria entre os pesquisadores de histórias de vida Nilce Léa, que realiza estudo de pessoas adultas não alfabetizadas a três anos com adultos acima de 40 anos, e Samir Raoni, que realiza pesquisa com jovens estudantes de escolas públicas com idade de 14 a 29 anos, em parcerias com organizações e pontos de cultura que se relacionam com o Programa de Protagonismo Juvenil da ONG Argonautas.
O Memória Social em Rede culminará em lançamento de um livro, um vídeo-documentário e uma exposição intituladó “História e Memória dos Povos do Brasil”, que será disponibilizado em escolas, bibliotecas comunitárias, pontos de cultura. leitura, cineclubes e universidades.
Acesse: www.centrodememoria.ning.com