Encontro de Conhecimentos Livres vai de 11 a 15 de maio, na Bahia

Publicado: 25 de maio de 2009 em Geral
Tags:

O Encontro de Conhecimentos Livres (ECL) da Bahia acontece de 11 a 15 de maio, no Junta Dados, Pontão de Cultura Digital da Bahia, situado no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (Pusai/UNEB), em Lauro de Freitas. Durante o evento, a equipe do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres (CDTL), Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, ministra oficinas de áudio, vídeo e metareciclagem, além de um workshop sobre geração de renda e sustentabilidade.

Durante o ECL serão apresentadas ideias que envolvem a produção e troca de bens culturais através do uso de software e hardware livres, visando a autonomia dos Pontos, no que trata da divulgação, valorização e registro dos seus trabalhos. Ao todo são 48 vagas, sendo 12 para cada oficina. As atividades são voltadas para capacitação dos Pontos de Cultura do estado, mas estão abertas também para interessados por software e cultura livres.

De acordo com Maíra Brandão, coordenadora executiva do CDTL, é imprescindível que os participantes das oficinas que não tiverem conhecimentos técnicos a respeitos dos assuntos e softwares em questão tenham pelo menos interesse pela temática da qual irão participar, “já que a nossa proposta é a formação continuada dessas pessoas como multiplicadores dos conhecimentos de cultura digital”.

Além das atividades de formação, de12 e 13 de maio, pela manhã, das 18h às 20h30, no mesmo espaço, acontece o workshop sobre geração de renda e sustentabilidade, com o coordenador de Geração de Renda do CDTL, Pedro Jatobá. Esta atividade pretende fazer o levantamento dos produtos e serviços ofertados pelos coletivos culturais e definição de estratégias para divulgação e oferta destes serviços para o mercado, bem como uma mesa de trocas entre os presentes. Essa atividade funciona como uma rodada de negócios entre coletivos culturais, “só que ao invés de trocar uma mercadoria por dinheiro, é feita a permuta entre produtos e serviços”, explica Pedro Jatobá.

Oficinas e mesa redonda
Integrando a programação do Encontro de Conhecimentos Livres da Bahia, ainda será promovida a Oficina iTeia, com Pedro Jatobá, dia 14, das 18h às 20h30, além de mesa redonda sobre a democratização das comunicações no Brasil, com Pedro Caribé, articulador da Conferência Nacional de Comunicação na Bahia.

A realização do evento é do Centro de Desenvolvimento em Tecnologias Livres, Pontão de Cultura Digital de Pernambuco, por meio do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Junta Dados, iTEIA e Casa Brasil, além do apoio da Secretaria de Cultura da Bahia.

Outras informações: (81) 3423-4580 ou contato@tecnologiaslivres.org

*Adaptação do texto de Maíra Brandão, publicado no Jornal ITeia de 06/05/09.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s