Aldeia Digital capacita e integra os Pontos de Cultura no Ceará

Publicado: 25 de maio de 2009 em Geral

A formação em audiovisual e software livre que o Pontão de Cultura Aldeia Digital ofereceu em Aracatiaçu, distrito de Sobral, a 235 quilômetros de Fortaleza, como ação colaborativa aos pontos da Região Norte do Ceará, em março, foi marcada pela presença de representantes de seis Pontos do estado. Esse tipo de construção coletiva do conhecimento vem se tornando uma constante dentro das ações do Pontão no estado.

Mediante oficinas e laboratórios teórico-práticos, a formação do Pontão em Aracatiaçu teve como meta levar grupos de alunos, a maioria adolescentes, à produção de publicações e vídeos de curto formato com temáticas ligadas ao ambiente interno, a partir de discussões feitas no primeiro dia da oficina e que destacam as tradições culturais e o conceito de identidade.

Embora sejam livres e estimulem a subjetividade, os conteúdos privilegiados foram pautados pela construção de valores coletivos, como justiça social, cidadania, desenvolvimento humano, economia solidária, ética, política, entre outros.

Os educandos foram estimulados a produzir suas próprias peças audiovisuais, bem como conteúdos individuais para blogues, tudo dentro do ambiente livre. O material produzido permitiu o contato com várias técnicas de audiovisual e discussão de diferentes contextos da vida comunitária. Tais modalidades de desenvolvimento de  novas linguagens possibilitaram aos alunos ampliar a percepção do mundo como coletivo e solidário, bem como desenvolver a valorização do hábito da narrativa individual via blogue ou vídeo.

Inclusão digital
Promovendo a integração da comunidade, mobilizando famílias, educadores, alunos e associações organizadas da sociedade civil para o trabalho com a linguagem e as técnicas de cinema e vídeo, o Pontão Aldeia Digital visa capacitar os agentes da comunidade para a construção dos discursos textuais e audiovisuais, familiarizando os participantes com o manuseio de técnicas e equipamentos.

A equipe do Aldeia Digital já percorreu vários pontos, de Norte a Sul do Ceará, o que configura um de seus objetivos fundamentais dentro das ações pedagógicas junto a comunidades-alvo circunscritas na área de abrangência do Pontão: o de  privilegiar a iniciação à recepção e o consumo crítico dos produtos culturais, bem como a sua capacitação à criação e produção de peças voltadas a questões ligadas à cultura e identidade.

Ao privilegiar as técnicas audiovisuais e o conhecimento livre, a iniciativa propõe um instrumental diferenciado de intervenção na própria realidade, por meio do qual o público alvo possa reconhecê-la, como também reconhecer-se a si como agente transformador e promotor da consciência cidadã.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s